Estudantes fazem experimentos e atraem público na semana de ciência, tecnologia e inovação

Quem costuma passar pela Praça Alfredo Castro, no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio, notou que desde segunda-feira (16) o local está movimentado. É que a Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação tem atraído não só estudantes mas, também, muitos curiosos interessados em saber um pouco mais sobre as experiências que estão sendo feitas no local.

Aluno de Biologia do Instituto Federal Fluminense, Luis Eduardo Garcez era um dos “cientistas” que nesta terça-feira (17) agitaram o espaço. No experimento, ele mostrou como os fungicidas atuam na cadeia alimentar causando mudanças genéticas nos vários tipos de alimentos.

“Neste caso, fizemos um experimento com a cebola, que sob ação de um tipo de fungicida começou a mostrar anomalias em suas características num período de sete dias”, explicou o estudante, afirmando que o evento “tem servido como uma importante troca de experiências”.

Além de experimentos, a programação também conta com palestras, workshops, seminários e exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos das redes estadual e privada com o projeto “Ciência na Praça”. Até o dia 19 o evento também vai oferecer serviços à comunidade nas áreas de saúde, tecnologia, informação e acessibilidade.

Massoterapeuta, professora e coordenadora da Etap Cabo Frio, Angelica Dutra contou que desde o primeiro dia do evento a participação do público tem sido grande. “As pessoas estão muito receptivas, aproveitando a massagem. E os alunos estão tendo oportunidade de treinar mais, se qualificando na prática”, comentou.

O evento conta, ainda, com a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femuti), que tem como objetivo promover a curiosidade de novas descobertas e estímulo à aprendizagem entre jovens estudantes.

Confira a programação para esta quarta (18) e quinta (19)

Dia 18

IFF – Matemática Financeira no ensino fundamental e médio | das 9h às 12h

IFF – Os conteúdos a ensinar são muitos. O que é de fato essencial? | das 14h às 17h

KRASNER – Energia Solar e suas aplicações |das 14h às 15h

ENG 3 – Mãos de obra para sistema de Engenharia Solar e novas tecnologias | das 15h às 16h

C.S.I. – Tracking para sistema solar

 

Dia 19

IFF – Análise da dinâmica populacional através da transformada integral | das 9h às 10h

IFF – Análise da qualidade da água via equações de Streter Phelps das Palmeiras | das 10h às 11h

IFF – Práticas docentes na perspectiva etnomatemática | das 14h às 17h

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *